Reciclagem

Pode se fazer de vários materiais como vidro, papel, metal, plástico, equipamentos eléctricos..., e objetos como pneus, restos de madeiras...

Consiste em aproveitar a matéria prima e não o objecto inicial.

A reciclagem implica um processo de transformação em novos produtos, tendo em vista a preservação dos recursos naturais.

Ecoponto verde: Todos os vidros excepto cerâmica e pyrex.

Ecoponto azul: tudo o que seja de papel ou papelão sem detritos (como caixas de pizzas,  guardanapos, ou lenços de papel sujos).

Ecoponto amarelo: Tudo o que seja feito de plástico como copos, pratos, caixas, frascos de detergente, gel banho.

 7º G  

Beatriz Cruz 

Denisa Fillimon

Reciclagem é transformar objectos usados em produtos novos, possibilitando a preservação do meio ambiente e o favorecimento de um desenvolvimento económico.

Utilizando os recursos que a natureza nos oferece podemos ter um ambiente mais limpo e desenvolvido de forma sustentável:

 Por cada tonelada de papel reciclado evitamos o abate de 20 árvores;

 Por cada tonelada de vidro reciclado economiza-se cerca 1330 Kg de areia;

 Existem vários matérias que demoram muitos anos a decompor-se, tais como o plástico que demora cerca de 300 anos a decompor-se, o alumínio cerca de 500 anos.

7º E Leonor Rebelo  e Inês Amaral

Reciclagem é ...

Reciclagem é o processo de conversão de desperdício em materiais ou produtos de potencial utilidade;  este processo permite reduzir o consumo de matérias-primas, de utilização de energia e a poluição do ar e da água ao reduzir também a necessidade de tratamento convencional de lixo e a emissão de gases de efeito estufa.

Reciclar implica reaproveitar, reutilizar em novos produtos, novas utilizações... A produção de materiais reciclados implica uma menor extracção e delapidação dos recursos naturais da Terra, um menor consumo de energia, um menor volume e número de lixeiras e incineradoras e consequentemente uma redução da poluição. 

 7º E 

Iara Francisco


Ecopontos

Azul: É utilizado para a colheita de papéis.

Verde: Destina-se à colecta de vidros.

Amarelo: Recolha de plásticos e metais em geral.

Vermelho: É usado para pilhas e baterias de telemóveis.

Cinzento: É usado para lixo orgânico

Preto: É usado para madeira;

Laranja: É usado para resíduos perigosos;

Branco: É usado para resíduos de serviços de saúde;

Roxo: É usado para resíduos radioativos;

Castanho: É usado para resíduos orgânicos;

Vantagens da Reciclagem

  • Diminuição da poluição da água, do solo e do ar
  • Redução da acumulação progressiva de resíduos
  • Reaproveitamento dos materiais
  • Melhoria da qualidade de vida da população
  • Geração de empregos
  • Formação e desenvolvimento da consciência ecológica
  • Valorização da limpeza pública das cidades
  • Responsabilidade social e ambiental
  • Utilização racional dos recursos naturais

7ºE

Inês Amaral Nº12

Leonor Rebelo Nº14

Papel e papelão

O papel é um dos produtos mais utilizados nas tarefas do quotidiano. Quando não está sendo utilizado pode passar por um processo de reciclagem que garante o seu reaproveitamento na produção do papel reciclado. O papel reciclado tem praticamente todas as características do papel comum, porém a sua cor pode variar de acordo com o papel utilizado no processo de reciclagem

Tipos de papel que podem ser reciclados:

  • papelão,
  • caixas de embalagens de produtos
  • papel de presente
  • folhas de caderno

Nota editorial - Sempre que possível compre papel reciclado e está assim a poupar o corte de árvores, tão necessárias como pulmão  do  Planeta -  JL

Plásticos

A Indústria de Transformação de Plásticos sempre utilizou matéria-prima reciclada nos seus processos de produção, desde os seus próprios resíduos de produção até a resíduos provenientes dos circuitos doméstico e industrial.Embora se produzam cada vez mais produtos com recurso a plástico inteiramente reciclado - produtos esses que servem perfeitamente as funções para que foram concebidos, a utilização de matéria-prima reciclada é geralmente limitada a uma percentagem que varia com o produto em causa. As razões para tal procedimento prendem-se com a necessidade de assegurar determinadas propriedades estruturais, níveis de qualidade, segurança, higiene e até mesmo de estética do produto que a matéria-prima reciclada, dado o desconhecimento da sua origem, não pode garantir.

Vidro

O vidro é infinitamente reciclável; ao reciclar poupamos matérias-primas, reduzimos o consumo de energia, as emissões de CO2 e a deposição em aterro de embalagens.

Vantagens da reciclagem do vidro:

· Poupança de matérias primas

· Economia de energia

· Protecção do meio ambiente

· Hábitos sociais de poupança

7º C

Margarida Silva

Mauro Oliveira

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»


Metais

  • Latas de alumínio (refrigerante, cerveja) e aço (latas de sardinha, molhos, óleo.)
  • Arames, pregos, parafusos.
  • Fios de metal.
  • Tampas de metal.
  • Tubos de pasta.
  • Panelas sem cabo.
  • Arames.
  • Chapas de metal.
  • Objectos de alumínio (janelas, portas, portões...)
  • Fios e objectos de cobre;
  • Ferragens.
  • Canos de metal.
  • Molduras de quadros.
  • Tampinhas de garrafa.
  • Tampas metálicas de potes de iogurtes, margarinas, queijos.
  • Papel alumínio

7º G

Gonçalo Nº11
Gabriel Nº10 

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Reciclagem do

 metal

O processo de reciclagem do metal depende primeiramente das fases de colecta e separação dos materiais. 

Os resíduos metálicos colectados são separados nos centros de triagem entre ferrosos e não ferrosos e também por tipo e características (alumínio, cobre, ferro, aço, etc.). 

Como os metais ferrosos possuem propriedades magnéticas, sua separação dos demais resíduos pode ser feita por meio do uso de electroímans. 

Os resíduos já separados são prensados, classificados e encaminhados para as estações de reciclagem específicas. Nessas estações os resíduos são limpos  das impurezas, triturados, derretidos e transformados em novos produtos.  

papel

O papel é um dos produtos mais utilizados nas tarefas do quotidiano. Quando não está sendo mais utilizado, pode passar por um processo de reciclagem que garante o seu reaproveitamento na produção do papel reciclado.

O papel reciclado tem praticamente todas as características do papel comum, porém sua cor pode variar de acordo com o papel utilizado no processo de reciclagem.

Importância:

A reciclagem do papel é de extrema importância para o meio ambiente. Como sabemos, o papel é produzido através da celulose de determinados tipos de árvores.

Quando reciclamos o papel ou compramos papel reciclado estamos contribuindo com o meio ambiente, pois árvores deixaram de ser cortadas. Não podemos esquecer também, que a reciclagem de papel gera renda para milhares de pessoas que atuam, principalmente, em cooperativas de recolha e reciclagem de papel.

plástico

O plástico é um dos produtos mais utilizados na sociedade atual. Ao ser descartado por pessoas e empresas, pode passar por um processo de reciclagem que garante seu reaproveitamento na produção do plástico reciclado.

O plástico reciclado tem praticamente todas as características do plástico comum.

Importância:

A reciclagem do plástico é de extrema importância para o meio ambiente. Quando reciclamos o plástico ou compramos plástico reciclado estamos contribuindo para melhorar o meio ambiente, pois este material deixa de ir para os aterros sanitários ou para a natureza, poluindo rios, lagos, solo e matas.

Não podemos esquecer  que a reciclagem de plástico gera renda para milhares de pessoas no mundo que participam na sua recolha e reciclagem. 

vidro

O vidro é infinitamente reciclável; ao reciclar poupamos matérias-primas, reduzimos o consumo de energia, as emissões de CO2 e a deposição em aterro de embalagens. Vantagens da reciclagem das embalagens de vidro. 

Poupança de matérias primas - menor consumo de recursos minerais e industriais. Para produzir 1 tonelada de vidro é suficiente 1 tonelada de casco de vidro (em alternativa a 1,2 toneladas de matérias-primas originais).Economia de energia - quer directamente na fusão (por cada 10% de casco de vidro incorporado, reduz-se 2,5% de energia, em termos unitários) quer, indirectamente, nas matérias primas substituídas. 

Protecção do meio ambiente - resulta numa menor poluição global 

7º G
Thales, nº 20



7º G - Reciclagem

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora